Ministério da Fazenda do Paraguai aprovou investimentos de mais de USD 40 milhões
Os dados do Ministério das Fazenda indicam que desde o mês de agosto até dezembro foram aprovados investimentos na indústria maquiladora correspondentes a USD 40,7 milhões.
Os investimentos estão enquadrados nos termos da Lei 1064/97 da Indústria Maquiladora. Com os benefícios concedidos pelo referido diploma, o Secretário de Estado apoiou o lançamento e desenvolvimento de empreendimentos industriais e comerciais com capital privado no país, conforme publicado pelo site do Estado .
Entre os investimentos aprovados durante este período pode ser mencionado um projeto para a produção de autopeças: Produção de bobinas plásticas e compostos de polietileno e polipropileno, por USD 2,2 milhões; montagem de embreagens automotivas, por US$ 302.430; indústria de laminados sintéticos, por USD 26,5 milhões, entre outros.
REGIME
O Regime Maquila local, junto com outras vantagens comparativas, oferece aos investidores as melhores condições relacionadas com a redução dos custos tributários e de produção, o que torna o parceiro estratégico do Paraguai para a produção e participação no comércio internacional, destaca a Fazenda.
A operação sob o regime de Maquila inclui entrada temporária de matérias-primas, suprimentos, peças e componentes para processamento e posterior exportação, com suspensão do pagamento de taxas e impostos, e também a entrada temporária de máquinas e equipamentos ligados à atividade maquiladora com suspensão do pagamento de taxas e impostos, durante o período especificado no contrato.
Da mesma forma, a disposição nacional de bens e serviços como um complemento para a produção das maquiladoras e a possibilidade de outras empresas nacionais de terceirização (Sub-maquiladoras) para processos parciais ou complementares, estendendo este tratamento fiscal específico.
Fonte: www.lanacion.com.py.